Workshop sobre Macroinvertebrados Bentónicos: Biondicadores da qualidade da água

No dia 13 de janeiro os alunos do 8ºA e 8ºB da Escola D. Maria II assistiram ao Workshop “Macroinvertebrados bentónicos: biondicadores da qualidade da água”, dinamizado pelo Biólogo Fábio Faria.

Devido às circunstâncias atuais de pandemia, esta atividade “transportou” os alunos para o rio, ainda que dentro da sala de aula. Estes tiveram a oportunidade de se familiarizarem com as espécies vegetais autóctones, características das margens e do leito dos rios portugueses, reconhecendo a importância das mesmas para os ecossistemas fluviais. Descobriram, também, o que são macroinvertebrados bentónicos. Estes pequenos animais, correspondem, na maioria, a formas larvares de insetos, que vivem associados ao fundo do rio ou à vegetação aquática. Para além de serem muito importantes para a cadeia alimentar dos rios, são bioindicadores da qualidade da água, ou seja, muitos destes organismos são sensíveis à poluição e a outras alterações ambientais. Desta forma, estes pequenos, mas importantes animais, ajudam-nos a qualificar a água dos rios.

No final da atividade, os alunos tiveram ainda a possibilidade de participar num jogo, simulando o trabalho de um biólogo, através de uma vertente mais lúdica, avaliaram a qualidade da água com recurso a imagens de macroinvertebrados bentónicos e tabelas de registo.

Esta atividade proporcionou a desconstrução de mitos e permitiu a aquisição de um olhar crítico e curioso sobre a existência, a importância e o ciclo de vida destes animais.