Sessões de Sensibilização Programa Eco-Escolas - EB LOURO/MOUQUIM/LEMENHE

No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi elaborado um plano de ação com um conjunto de atividades que abordam os temas da Água e da Energia e que incluem atividades de informação, participação e sensibilização ambiental.

Dado que defendemos que a sensibilização deve começar desde cedo e acreditando no enorme potencial dos nossos alunos, enquanto agentes de mudança, propusemo-nos desenvolver ações de sensibilização junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, com o objetivo de despertar atitudes de defesa e de respeito pelas questões do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

As ações de sensibilização realizadas procuram sensibilizar os alunos para:

• A importância de poupar e de não desperdiçar água nem energia elétrica;
  • Praticar a política dos 3Rs: Reduzir, Reciclar e Reutilizar;
  • Reduzir o consumo da Água;
  • Reduzir o consumo de Energia Elétrica;
  • Reduzir a produção de lixo.

Nestas ações, os alunos puderam visionar uns vídeos sobre as temáticas já referidas. Os alunos dos 3.º e 4.º anos visionaram o vídeo “Agenda 2030” e os alunos dos 1.º e 2.º anos “A Turma da Mónica Um Plano para Salvar o Planeta”.

Depois de visionarem os filmes, os alunos foram dizendo o que pensavam sobre estas problemáticas, falaram do que faziam em casa para reduzir os recursos naturais, deram sugestões e comprometeram-se a ajudar a cumprir o Plano de Ação da escola.

Esta campanha pretendeu demonstrar como a mais pequena ação individual pode ter um grande impacto no bem-estar pessoal e coletivo, em particular, do planeta Terra, e que, com as pequenas ações do dia a dia, podemos tornar o planeta um lugar com menos desigualdades, em que todos têm acesso aos mesmos recursos da Natureza.

“As minhas ações importam!”