PROJETO EXCHANGE 4 CHANGE – MOBILIDADE À FINLÂNDIA DO AE D. MARIA II

Da Escola D. Maria II deslocaram-se à Finlândia sete alunos, acompanhados por duas professoras, a fim de participaram na segunda mobilidade do projeto “Exchange 4 Change” que decorreu na escola Laihian Lukio, em Laihia, Finlândia, de 1 a 7 de maio.

Este projeto é uma parceria de escolas da Finlândia, Suécia, França e Portugal, versando a temática do consumo responsável e da sustentabilidade. A Finlândia, escola coordenadora, foi a anfitriã desta mobilidade.

No dia 2 de maio, todos os parceiros se encontraram em Vaasa, chegando os suecos, por via marítima, os franceses, por via aérea e nós, portugueses, primeiro de avião e, depois, de comboio. A coordenadora do projeto recebeu amavelmente todos os participantes e, na presença, de toda a escola Lukio, realizou-se a apresentação dos participantes. Como curiosidade, salientamos a designação de alunos finlandeses como tutores dos seus colegas de outras nacionalidades, acompanhando-os e guiando-os na sua estadia.

De acordo com a temática do projeto, as atividades englobaram conferências, workshops, visitas culturais e jogos tradicionais. Destacamos a conferência inaugural a cargo de uma empresária local, que nos deu a conhecer sua marca de roupa, confecionada com materiais orgânicos e a oportunidade de participar em oficinas sobre eletricidade, energias renováveis e robótica, promovidos pela Technobotnia, labotatórios da Universidade de Vaasa. Para terminar em grande, visitamos a região de Bjoerkoeby, Raippaluoto (Kvarken Archipelago), desde 2006 classificado como património natural da humanidade.

Parte importante desta mobilidade foi a possibilidade de os alunos participarem nas aulas dos seus colegas finlandeses, experiência muito frutuosa e enriquecedora da formação dos nossos jovens e a realização de workshops temáticas, onde, em grupos multinacionais, se debateram e apresentaram questões relativas ao consumo nos países presentes.

No regresso, o cansaço da longa viagem não encobriu a felicidade e a experiência vivida pelos participantes, cuja memória certamente perdurará pela vida.