ERASMUS KA1 - AE D. MARIA II EM BARCELONA

Na semana de 29 de novembro a 4 de dezembro, três professoras do Agrupamento D. Maria II, Adelaide Lima, Amélia Granja e Gabriela Sequeira, participaram no Curso de Formação “Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies”, que teve lugar em Barcelona, no âmbito do projeto Erasmus +.

Nesta iniciativa formativa, os professores puderam aprender mais sobre como gerir uma sala de aula de forma eficaz e atualizada, por meio de reflexão, observação do professor e cenários de casos que fomentam a discussão e resolução dos problemas mais comuns da sala de aula.

Por meio de atividades interativas e envolventes, todos os participantes (oriundos de Portugal, Itália, Croácia, Grécia e Eslováquia) aprenderam como aumentar a motivação, estabelecer regras de sala de aula, fornecer instruções claras, monitorizar, desenvolver relacionamentos, incorporar trabalho em pares e em grupo e obter dicas para incentivar os alunos a refletirem sobre o seu próprio comportamento. Reforçou-se a participação e a aprendizagem, utilizando técnicas e ferramentas inovadoras em contexto de sala de aula.

Durante toda a semana, as docentes mantiveram-se em contacto com o Agrupamento através da publicação de um Diário de Bordo, refletindo sobre as aprendizagens que diariamente realizavam, possibilitando, assim, o acompanhamento online da formação por parte do corpo docente do mesmo.