ADM2: Ação de Disseminação “Internacionalizar para Incluir e Inovar” - Mobilidade na Finlândia

No passado dia 19 de julho, representando, respetivamente, os três ciclos do AE D. Maria II, as professoras Maria de Jesus Pinto, Natália Paiva e Gualdina Silva fizeram a disseminação do Curso Estruturado Integrated Curriculum – Teaching Global Skills junto dos docentes do agrupamento. O curso que frequentaram, para além de toda a teoria subjacente, apresentou uma vertente direcionada para a reflexão sobre as práticas letivas através de várias metodologias ativas.

Após a apresentação de uma “nuvem de palavras” relacionadas com o curso, os professores participaram numa atividade reflexiva, através da dinâmica do World Café (diálogo colaborativo, realizado em pequenos grupos, onde todos os elementos, “viajantes”, rodam, exceto o “anfitrião”, que permanece no grupo original), com o objetivo de gerar e fomentar diálogo entre todos, aproveitando a inteligência coletiva para responder a questões de grande relevância relacionadas com a educação.

De seguida, foi projetado um vídeo, que proporcionou uma visita guiada às várias escolas de diferentes níveis de ensino modelos do sistema de ensino Finlandês baseadas no modelo Phenomenon Based Learning (PBL), que deram uma perspetiva diferente sobre como deve ser uma escola em termos de organização do espaço, gestão de recursos humanos, metodologias de trabalho inovadoras e dinâmicas passíveis de serem implementadas nas nossas escolas, e que aumentam a participação dos alunos, conduzem à resolução de problemas, melhoram as aprendizagens significativas e permitem que todos se sintam bem-sucedidos na aprendizagem académica e socioemocional

Como terceira proposta de trabalho, os presentes saíram da Biblioteca, local da disseminação, para registar num momento digital (vídeo) os possíveis locais de aprendizagem fora da sala de aula open and flexible learning areas.

Para terminar, tornou-se este espaço num ponto de experimentação e, como makers, o grupo executou pins para a criação de um logótipo, com palavras/desenhos por criados, tendo como mote “a escola ideal”. Respeitando o compromisso de disseminação de partilha de conhecimentos adquiridos e numa lógica de contribuir para a reflexão, foi dado mais um passo para a mudança e a inovação nas práticas pedagógicas e didáticas.

As docentes,

Natália Paiva, Gualdina Silva Maria de Jesus Pinto