Covid-19 - Percursos e Sinalética

Caríssimos Encarregados de Educação e Alunos

Formulando votos no sentido de que tenham usufruído de um excelente e merecido descanso,  venho dar-vos conta das estratégias definidas para o início das atividades letivas.

Assim, e procurando minimizar o impacto causado pela pandemia por que fomos assolados, importa estabelecer diretrizes claras e precisas para enfrentarmos os desafios que agora se colocam.

A intencionalidade das nossas acções deve focar-se no sentido de pertença ao Agrupamento e evidenciar a implementação de um ambiente colaborativo.

Tendo sempre presente um espírito prático em estrita correlação com os normativos de referência, é saudável e benéfico que se instale um clima de ponderação, de razoabilidade, de bom senso e de segurança efetiva.

Neste seguimento, importa que todos os alunos cumpram as regras de higiene e segurança estabelecidas pelo Agrupamento.

Assim, os alunos devem  fazer-se acompanhar da respetiva máscara e devem higienizar as mãos com a maior regularidade possível.

Cada turma ocupará uma sala e apenas se desloca aquando das atividades de Educação Física.

Para os 2º e 3º ciclos, os intervalos das 9.50 e das 15h serão reservados para o pequeno lanche (que os alunos trazem de casa pois não haverá serviço de buffet/ bar.) Nestes dois intervalos, os alunos saem das salas de aula para o exterior. No espaço exterior cada turma ocupa o espaço que lhe está destinado (círculos com  cores verde, amarelo, vermelho e azul). Nos intervalos de 10 minutos (às 11.30 e às 16:45h) os alunos permanecem nas salas podendo arejar, levantar-se, comer ou beber e ir às instalações sanitárias).

Na hora de almoço (e para os alunos que almoçam nas escolas) haverá rotatividade por turmas. Apenas duas turmas em simultâneo. Os Diretores de Turma darão conta da escala que está estabelecida para o almoço de cada turma.

Na entrada das escolas está afixada a distribuição das turmas por salas. Os alunos seguem os percursos assinalados desde a portaria até à sala de aula ( percurso verde, azul, amarelo e vermelho). Se dúvidas houver, fazemos uma recomendação: dentro e fora da escola, circular sempre pela Direita.

Considerando que ainda  irão ser divulgadas outras medidas do Governo tendo em vista a já anunciada declaração do estado de Contingência que vigorará a partir do dia 15 de setembro, são exigidos todos os cuidados de higiene e segurança que são sobejamente conhecidos dos pais e alunos.

Apelamos à maior compreensão dos pais no sentido de encorajaram os seus filhos para que respeitem todas as regras de segurança e higiene.

Assim se vislumbra o novo ano letivo: para um  desafio difícil, uma resposta em uníssono capaz de nos devolver a serenidade que vinca a Identidade deste Agrupamento.

Conto com TODOS E TODOS podem contar comigo.

Um ABRAÇO!

Cândida Pinto, diretora