AE D. MARIA II representado em projeto piloto europeu na área da educação STEM

O AE D. Maria II esteve representado pela professora Elisa Saraiva na fase piloto do projeto “Integrating Nature-Base Solutions in Education”. Este projeto, que contou com a participação de 15 professores oriundos de vários países, visa a integração do conceito de Nature-Based Solutions (Soluções Baseadas na Natureza) nos currículos e salas de aula das escolas europeias, através da mobilização de um conjunto de recursos disponíveis. As Nature-Based Solutions (NBS) são soluções inspiradas e apoiadas na natureza e nos ecossistemas que fornecem simultaneamente benefícios ambientais, sociais e económicos e ajudam a construir resiliência às mudanças climáticas. 

A fase 1 deste projeto piloto decorreu de fevereiro a setembro de 2020 e encontra-se agora em fase de divulgação dos respetivos resultados. Assim, no passado dia 17 de novembro decorreu um workshop (online), organizado pela European Schoolnet e PPMI (European research and policy analysis center) e destinado a Ministros de Educação Europeus e seus representantes, membros da Comissão Europeia, representantes dos Scientix National Contact Points e professores que fizeram parte deste projeto. 

Neste workshop, a professora Elisa Saraiva apresentou uma comunicação expondo algumas ideias sobre as potencialidades de integrar o conceito de NBS numa abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), para dar sentido ao que os alunos aprendem, promovendo uma ligação à componente local do currículo. Para tal, tomou como ponto de partida a sua proposta de cenário de aprendizagem, que já se encontra publicada pela Comissão Europeia e que também está disponível no repositório Scientix.

Este cenário, elaborado e testado em sala de aula, tem como foco a adoção de NBS para prevenir riscos associados aos incêndios florestais e consequente desertificação, problema que assola os países do sul da Europa, em particular Portugal. Através deste mesmo cenário, os alunos associam as suas aprendizagens ao mundo que os rodeia e desenvolvem importantes competências de ciência e de cidadania.

No Repositório Scientix poderão ser descarregados todos os cenários de aprendizagem elaborados na fase piloto do projeto. Para já estão disponíveis em Inglês, mas a partir de dezembro estarão disponíveis em 12 línguas, incluíndo português. 

Aceda aqui ao repositório e ao cenário elaborado.

 

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: