ECO-CÓDIGO - ESCOLA BÁSICA CONDE DE ARNOSO

No âmbito do programa Eco-Escolas, e da atividade “Poster Eco-Código”, a turma do 6ºH da Escola Básica Conde de Arnoso), sob a orientação do Professor Coordenador Eco-Escolas, Júlio Gonçalves, e das Professoras Isaura Leite e Elisabete Freitas, construiu, coletivamente, um póster com uma declaração de princípios conducentes à melhoria do ambiente na sua escola, casa e região. Este código de conduta ambiental (Eco-Código) desenvolveu-se em três momentos, a saber:

1. identificação e registo de um conjunto de atitudes e comportamentos que todos os membros da escola devem seguir;
  2. composição do fundo do póster (manualmente);
  3. inclusão do código de conduta ambiental na ilustração realizada (digitalmente).

Com a produção deste trabalho de comunicação, os estudantes têm como objetivo mostrar que somos todos responsáveis pelo nosso planeta e que é necessário concertar ações para efetivar mudanças. Logo, temos de agir como um todo (fundo – “puzzle”), onde o papel de cada um (peça do “eu”, com a forma de um ser humano) é da maior importância para que esta soma das partes faça sentido. Cada um de nós pertence (símbolo matemático “E”) e tem nas suas mãos um conjunto de soluções (siglas “C.S.”) para fazer a diferença. Basta para isso adotá-las, aplicá-las e promovê-las (regras do conjunto solução “{}”), ou seja (símbolo “V”), basta viver o Eco-Código.

Frases do Eco-Código:

• O ciclo da poluição terá que ter um travão;
  • Ao reciclar, o planeta vais ajudar;
  • Menos lixo a boiar, mais bonito fica o mar;
  • Poupa a luz, poupa a água e evita a tua mágoa;
  • Se atirares lixo para o chão os animais morrerão;
  • Não deixes o CO2 crescer ou o gelo vai derreter;
  • Para preservar o ar, menos combustíveis deves usar;
  • Muda o “não” das renováveis para medidas palpáveis;
  • Com a poluição, a sustentabilidade é colocada em questão;
  • Se ao mundo queres pertencer as regras deves obedecer.