Clube Eco-Escolas

Coordenadores: Henrique Faria e Maria Manuel Azevedo

Intervenientes: Alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo

Público-alvo: Toda a comunidade educativa

Descrição:“Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.”

Objetivos:

• Contribuir para a formação cívica dos alunos
  • Desenvolver o espírito crítico de observação e de intervenção
  • Fomentar a relação professor-aluno-comunidade
  • Desenvolver capacidades e atitudes nos jovens de modo a contribuir para a mudança de mentalidades.
  • Formar cidadãos conscientes do valor do ambiente na qualidade de vida
  • Fomentar nos jovens conceitos, princípios, valores, comportamentos e atitudes ambientais

Ações:

• Palestras
  • Horta Biológica
  • Espaços Verdes
  • Brigada Verde
  • Outras

Calendarização: Ao longo do ano letivo

Local: Escola D. Maria II