O clube de “Embelezamento de Espaços” reabilita alguns espaços escolares, tornando-os mais aprazíveis.

Com algumas tintas, pincéis e muita criatividade, tornamos a escola mais bonita!

Professoras responsáveis: Carlos Fontes, Carlos Pinto, Cidália Alves, Ilídio Rodrigues, Manuela Melo e Margarida Marques.

Local de funcionamento:  Salas EV (Arnoso), TM3 (D. Maria II), sala do aluno, corredores, Biblioteca, ...

Objetivos

  • Promover a cooperação e sentido de responsabilidade.
  • Contribuir para a ocupação dos tempos livres dos alunos.
  • Contribuir para a formação social e pessoal dos alunos.
  • Adequar meios à ideia que se pretende materializar.
  • Ser sensível ao valor estético de diferentes formas de expressão visual.
  • Experimentação de diferentes técnicas.
  • Promover a reutilização de materiais.
  • Participar em atividades que propiciem o desenvolvimento do trabalho em equipa.
  • Promover de forma lúdica, a pesquisa e a aplicação de conhecimentos.
  • Conceber e divulgar diferentes formas de expressão visual.
  • Desenvolver a criatividade e a sensibilidade.
  • Promover a sensibilidade estética dos alunos.
  • Promover a preservação de espaços e materiais escolares.

 

Horário de funcionamento do clube

Atividades

  • Pintura de cacifos
  • Cooperação com grupos disciplinares na execução de projetos para embelezamento de espaços escolares.

Regulamento

  • Os alunos só podem participar no clube após preenchimento da ficha de inscrição, com a tomada de conhecimento, via caderneta, do respetivo Encarregado de Educação.
  • Número máximo de participantes: 8 alunos por sessão.
  • Serão selecionados para participar no clube os primeiros oito alunos a inscreverem-se.
  • Os alunos devem participar de forma assídua e interessada.
  • Devem saber utilizar e preservar o material existente.
  • Após 3 faltas injustificadas o aluno será excluído.
  • Igualmente os alunos que não revelarem interesse e empenho e nas atividades serão também excluídos, para darem lugar a outros alunos interessados.
  • Periodicamente o Diretor de Turma será informado da assiduidade, empenho e interesse demonstrado pelo aluno nas atividades do clube.
  • Caso se justifique e por motivos que se prendam com o aproveitamento escolar, os alunos podem deixar temporariamente de participar no clube e voltar mais tarde a participar.

 

Avaliação

Avaliação contínua ao longo das sessões, através da observação e apreciação dos procedimentos e resultados obtidos, com o objetivo de adequar da melhor forma os recursos humanos e técnicos disponíveis.

Avaliação final do ano letivo, através da auscultação dos professores e alunos envolvidos e da comunidade escolar em geral.

Esta avaliação terá como principais objetivos:

  • Identificar quais as atividades planificadas que foram concluídas com sucesso;
  • Relação das atividades não concluídas ou não iniciadas;
  • Identificar as principais dificuldades surgidas;
  • Caracterizar o grau de empenho/satisfação dos alunos envolvidos;
  • Caracterizar o grau de satisfação da comunidade escolar face aos resultados obtidos.

Divulgação

  • Distribuição pelas turmas, via Diretor de Turma, de um documento informativo dos objetivos, horário de funcionamento e procedimentos relativos ao Clube.
  • Afixação nos expositores dispersos pelo recinto escolar do funcionamento do Clube.
  • Divulgação na página da escola.
  • Pré-inscrição em documento próprio e estabelecimento de contacto com os professores responsáveis.
  • Divulgação do trabalho desenvolvido de forma contínua e natural uma vez que, as atividades se desenvolvem em espaços escolares, presentes na vida diária da comunidade escolar em geral e dos alunos em particular. Divulgação igualmente na página da escola de fotografias dos trabalhos desenvolvido.

 

setembro de 2018

Professores:

Carlos Fontes
Carlos Pinto
Cidália Alves
Ilídio Rodrigues
Manuela Melo
Margarida Marques