Projeto Exchange 4 Change - Mobilidade à Finlândia - Dias #1 e #2

Da Escola D. Maria II deslocaram-se à Finlândia sete alunos, acompanhados por duas professoras, a fim de participaram na segunda mobilidade do projeto “Exchange for Change” que decorre na escola Laihian Lukio, em Laihia, de 1 a 7 de maio. Este projeto é uma parceria de escolas da Finlândia, Suécia, França e Portugal. A Finlândia, escola coordenadora, é a anfitriã desta mobilidade.

No dia 2 de maio, primeiro dia, todos os parceiros se encontraram em Vaasa, chegando os suecos, por via marítima, os franceses, por via aérea e nós, primeiro de avião e, depois, de comboio. A coordenadora do projeto recebeu amavelmente todos os participantes e viemos juntos de autocarro para a pequena cidade de Laihia.

No dia seguinte todos os participantes reuniram-se no pavilhão desportivo da Escola Lukio onde se apresentaram. Seguidamente foram designados como tutores, alunos finlandeses, que acompanharão os alunos visitantes durante esta mobilidade.

De acordo com a temática do projeto, sustentabilidade e consumo responsável, assistimos a uma conferência de uma empresária local, antiga aluna da escola, que apresentou a sua marca de roupa sustentável: Nuuka Clothing.

No período da tarde participamos em alguns workshops sobre eletricidade, energias renováveis e robótica, promovidos pela Technobotnia, labotatórios da Universidade de Vaasa.

Para terminar em grande, visitamos Bjoerkoeby, Raippaluoto (Kvarken Archipelago) desde 2006 classificado como património natural da humanidade, devido à sua paisagem sustentável.