O Projeto Fénix surgiu no Agrupamento Campo Aberto, Beiriz, resultante de uma forte motivação, em proporcionar condições para que os alunos tenham a oportunidade de efetuar aprendizagens e consolidar saberes. Mais do que combater o insucesso, interessa qualificar esse sucesso, dando-lhe novas dimensões e horizontes de sustentabilidade.

É um desafio que exige determinação, rigor e trabalho de equipa, no qual alunos, professores e pais se comprometem.

Este projeto assenta num modelo organizacional de escola que permite dar um apoio mais personalizado aos alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Português, Matemática, ou outra identificada pela escola de acordo com os resultados.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II envolveu-se no Projeto Concelhio de Educação Parental, projeto levado a cabo pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o qual tem como principal missão tornar as “escolas amigas da família “.

No agrupamento foi criada uma equipa de profissionais (constituída por uma Comissária Escolar e Conselheiros de Orientação Parental), disponível para apoiar os pais no exercício dos seus papéis parentais. Esta equipa trabalha em estreita parceria com a equipa municipal da Parentalidade.

A equipa escolar para a parentalidade desenvolve um conjunto de ações, nomeadamente, aconselhamento individual (privado) e oferta de participação em programas de educação parental, que foquem formas de disciplina não violenta, que promovam relações saudáveis entre pais e filhos e que orientem os pais para comportamentos de controlo disciplinar, construtivos e positivos, adequados ao desenvolvimento da criança e jovem e respeitadores dos seus interesses e opiniões.