Previous Next

No segundo dia de atividades do projeto Global Stundents os professores participantes visitaram a Universidade de Requiavique - Háskóli Íslands, em particular o Centro de Inovação Tecnológica (ICT Department) para uma ação de formação sobre Game Based Learning, com exemplos práticos de planificação e implementação em contexto de sala de aula.

A formação foi ministrada pelo formador Christian Negre, autor do livro Desafios en el Aula, dedicado à implementação de estratégias e metodologias ativas. 

 

Previous Next

As atividades de formação conjunta de professores, no âmbito do projeto Erasmus Global Students, tiveram início em Reiquiavique, Islândia, no dia 21 de março de 2022, com a apresentação do trabalho já realizado por cada escola parceira sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Seguiu-se uma visita guiada à escola Islandesa Melaskoli, onde os professores participantes tiveram oportunidade de observar os espaços de aprendizagem diferenciadores e assistiram a várias atividades letivas. 

Previous Next

Professores do Agrupamento de Escolas D. Maria ll visitaram a Escola Rubén Darío e Escola Otávio Paz durante uma LTTA Erasmus+ a Barcelona. Tratam-se de duas escola de referência na criação de ambientes de aprendizagem promotores do ensino cooperativo e da metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), para trabalhar os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (SDG). Estas visitas fizeram parte do programa de trabalho organizado pela escola anfitrã (Escola Rubén Dário) durante uma atividade de curta duração para formação de staff, que teve lugar em Barcelona de 20 a 24 de setembro. A temática central da formação foi o desenvolvimento de competências globais dos alunos através da aprendizagem cooperativa na abordagem dos ODS com recurso à metodologia PBL.

 

Na semana entre 20 a 24 do mês de setembro, professores da AE D. Maria II estiveram presentes em Barcelona em atividades de mobilidade do projeto Erasmus KA2, “Global Students”. A escola catalã Rubén Dario, coordenadora do projeto, recebeu para atividades de treino e preparação as suas congéneres parceiras, nomeadamente a escola Rautzeausminde Skole da Dinamarca e a AE D. Maria II de Famalicão, não podendo estar presente a escola parceira islandesa.

A semana, com uma panóplia de atividades muito variada, começou com a apresentação dos parceiros, incidindo-se na comparação entre os diferentes sistemas e contextos educativos dos países presentes. Considerando a temática e a importância do ensino baseado em projetos, os professores tiveram oportunidade de receber formação sobre Projecto-Based learnning (PBL) com especialista nesta metodologia. Houve também oportunidade de assistir a conferência e workshop sobre as competências globais e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (SDG), temáticas a desenvolver no projeto “Global Students”. A preparação dos parceiros na utilização do eTwinning foi dinamizada pela equipa portuguesa.

Destacamos as visitas guiadas, pelos respetivos diretores, à Escola Rubén Darío e Escola Otávio Paz, esta também em Barcelona. Tratam-se de duas escola de referência na criação de ambientes de aprendizagem promotores do ensino cooperativo e da metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), para trabalhar os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (SDG).

Diário de Bordo da Atividade de Mobilidade do Projeto Erasmus+ KA2 intitulado "Global Students: developing students' global competences through PBL and gamification", destinada a formação de staff. Nesta atividade participaram professores das escolas parceiras: Rubén Darío Barcelona, Espanha; AE D. Maria II, Portugal; e Rantzeausminde Skole, Dinamarca. 

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: