“O Clube da Matemática”, destina-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e decorrerá na sala 5 (Sala da Matemática), durante todo o ano letivo. As diferentes atividades matemáticas aí sugeridas pelo grupo disciplinar de Matemática, terão como principal objetivo, promover o sucesso dos alunos, encontrando formas de proporcionar a Matemática a todos, ajudando-os a desenvolver a sua própria compreensão.

Previous Next

No dia 30 de junho a professora Elisa Saraiva teve a oportunidade de visitar o ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor). Trata-se do reator experimental de fusão nuclear baseado na tecnologia por confinamento electromagnético (Tokamak) localizado em Cadarache, França, já numa fase muito avançada de construção. Nesta visita, a convite da Comissão Europeia e da GOPA Com, participaram 21 professores de Fisica europeus, com o objetivo de, em conjunto, equacionarem formas de melhor integrar a temática da Fusão Nuclear nos currículos dos alunos.

O ITER é um dos projetos energéticos mais ambiciosos do mundo de hoje, onde 35 nações colaboram para construir o maior tokamak do mundo, um dispositivo projetado para demonstrar a viabilidade da fusão como uma fonte de energia em larga escala e livre de carbono, baseada no mesmo princípio que alimenta o nosso Sol e as estrelas.

O principal objetivo do ITER é a investigação e demonstração de plasmas em fusão - plasmas nos quais a energia dos núcleos de hélio produzidos pelas reações de fusão é suficiente para manter a temperatura do plasma, reduzindo ou eliminando a necessidade de aquecimento externo. O ITER também testará a disponibilidade e integração de tecnologias essenciais para um reator de fusão (como ímãs supercondutores, manutenção remota e sistemas para eliminar a energia do plasma) e a validade dos conceitos de módulos de criação de trítio que levariam, em um reator futuro, à auto-suficiência de trítio.

Milhares de engenheiros e cientistas contribuíram para o projeto do ITER desde que a ideia de um experimento internacional conjunto em fusão foi lançada pela primeira vez em 1985. Os Membros do ITER - China, União Europeia, Índia, Japão, Coreia, Rússia e Estados Unidos - continuam ativamente empenhados em manter uma colaboração de décadas para construir e operar o dispositivo experimental do ITER e, juntos, fazer da fusão nuclear a grande alternativa energética no futuro. 

Previous Next

No dia 16 de junho teve lugar a atividade STE(A)M sobre flutuação e densidade, recorrendo a objetos concebidos e desenhados pelos alunos com a ajuda da ferramenta Thinkercad. Nesta atividade os alunos desenvolveram aprendizagens sobre várias operações unitárias, sobre medição de volumes de sólidos e sobre a relação entre a densidade de um objeto e a sua flutuação em água. Para tal, tiveram de desenhar e fabricar por impressão 3D vários cubos que colocaram a flutuar em água medindo o comprimento da aresta que ficava submersa em água. Através da respetiva representação gráfica e por extrapolação do gráfico obtido, foi possivel determinar a densidade de um cubo mistério e responder à questão problema que lhes havia sido lançada "De que depende a flutuação de um objeto quando mergulhado em água?". 

Previous Next

No âmbito das atividades dinamziadas semanalmante no Clube Ciência por Miúdos os alunos realizaram atividades de Robótica e Programação, mas seguindo já uma abordagem STE(A)M. Nesta sessão os alunos tiveram a possibilidade de simular o sistema de eco-localozação dos cetácios, recorrendo a programação por blocos e usando sensores integrados em placas microbit.

Esta visita resulta da parceria entre os Clubes Ciência Viva do Agrupamento D. Maria (Ciência por Miúdos) com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Os alunos do 4º ano participaram de uma sessão sobre Fabricação 3D, onde começaram por assistir a uma apresentação na Cúpula 3D dedicada à temática da sustentabilidade e aprenderam sobre fabricação 3D, tendo concebido as suas próprias (Design Thinking) para posterior impressão. Essas peças serviram para estudar os fatores que influenciam a flutuação de um objeto. 
 
 
 

Pág. 1 de 9

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: