Orientação aos alunos na criação e produção individual de um desenho numa folha quadrada da sobre ambiente e sustentabilidade, destinada à criação de uma composição a reproduzir numa tela, para decoração do espaço destinado ao funcionamento do Projeto “Ciência por Miúdos”.

Previous Next

O Agrupamento de Escolas D. Maria II foi alvo de destaque na APEduC Revista, uma puplicação internacional, com revisão por pares, dedicada à Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, na secção 5, designada "Tem a palavra ".

Trata-se de uma entrevista realizada ao Professor Henrique Leal, coordenador e mentor do Projeto “Mobile Learning 5.0", projeto este focado na integração dos ambientes digitais nas práticas de sala de aula, dinamizado no Centro Escolar do Louro, Mouquim e Lemenhe. A mesma pode ser lida em https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/24  (páginas 154 a 157)

O Agrupamento congratula-se com tal facto e endereça os parabéns a todos os envolvidos no Projeto.

         

Os alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II estão de parabéns, pela Menção Honrosa recebida no XV Congresso Nacional Cientistas em Ação, que decorreu de 28 a 30 de abril no Centro Ciência Viva de Estremoz.

 O trabalho sobre extração e uso de diferentes "Pigmentos Vegetais como indicadores de ácido-base" foi brilhantemente defendido por quatro alunos do 8º A, também envolvidos em atividades do Clube Ciência Viva da Escola D. Maria II. Os alunos apresentaram o trabalho perante o júri de forma exemplar, em dois momentos chave: uma apresentação teórica e uma demonstração prática do trabalho desenvolvido.

Neste evento de âmbito nacional, pretende-se promover o espírito científico dos jovens, através da realização de projetos científicos nos quais o ensino experimental se revele uma prioridade. Os alunos têm neste congresso a oportunidade de vivenciar um momento de partilha de resultados de investigação com os seus pares, à imagem dos cientistas no contexto da produção científica

O trabalho apresentado encontra-se já publicado no Livro de Resumos do Congresso. 

Foram publicadas algumas notícias sobre o evento, onde se publicitam os trabalhos premeados e a listagem de todos os trabalhos reconhecidos neste congresso. 

 

 

No dia 7 de maio duas equipas do AE D. Maria II participaram na fase Regional das Olimpíadas de Química Júnior que teve lugar no Departamento de Química da Universidade do Minho. Em representação da Escola Básica Conde de Arnoso participaram as alunas Ana Alves, Ana Ribeiro e Diana Coelho. Pela equipa da Escola Básica D. Maria II participaram os alunos Pedro Barroso e Lara Oliveira. 

As Olimpíadas de Química Júnior são concursos de resolução de problemas de química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química - SPQ. A fase regional consiste na realização de uma prova escrita que tem uma teórica e outra prática. 

O objetivo principal da participação nesta atividade é poder contribuir despertar o interesse e gosto pela química e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas.

 

Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, o Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D. Maria II dinamizou um conjunto de atividades em parceria com o Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência.

Foram dinamizados workshops destinados aos alunos do 8º ano da Escola Básica Conde de Arnoso e Escola EB 2,3 D. Maria II. Esta iniciativa contou com a colaboração dos docentes de Ciências Naturais que lecionam este ano de escolaridade em ambas as escolas.

Os workshops dinamizados tiveram por base o kit “PoluirNão”, que faz parte da Oferta Educativa do Curtir Ciência e permite explorar alguns dos impactos ambientais causados pela ação humana, em particular, os que se prendem com a contaminação das águas por ação de plásticos de diferentes densidades, o efeito dos mioplásticos, a questão das descargas poluentes e consequente contaminação das águas dos aquíferos por infiltração, o efeito dos óleos sobre a biodiversidade, em particular a biodiversidade marinha, e a origem das chuvas ácidas e seus efeitos.  

Apesar das restrições impostas pela situação pandémica que vivemos, dentro do possível, os alunos de cada uma das turmas envolvidas tiveram oportunidade de praticar e explorar alguns dos conceitos científicos abordados nas aulas e, deste modo, dar sentido às suas aprendizagens.

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: