Tendo em conta o Programa Impulso Jovens STEAM, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica no ensino básico e secundário, e ensino profissional, através do reforço da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, foi lançado em outubro de 2021 o concurso para o alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II, que na primeira fase de criação dos Clubes Ciência Viva na Escola, já havia aderido à rede, com um clube em funcionamento desde 2018 na escola sede, responsável pela dinamização de inúmeras atividades junto da comunidade educativa (ver Blog Ciência no Pátio da Nossa Escola http://miudosbioconcientes.blogspot.com/), algumas delas de reconhecido mérito e agraciadas com prémios em diversos concursos, vê agora reforçada a sua posição.

Tendo em vista o alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, foi elaborada e aprovada a proposta denominada “Ciência por Miúdos” a funcionar na Escola Conde de Arnoso. A proposta foi avaliada com a pontuação máxima e será disponibilizada a verba necessária para a implementação de um espaço educativo inovador, destinado ao pré-escolar e o 1º ciclo, tendo como foco temático a integração das ciências fundamentais com a arte e a tecnologia, em particular com recurso à programação e robótica, procurando desde tenra idade o desenvolvimento de pensamento computacional e o recurso às tecnologias, como forma de aprender a resolver problemas complexos, apenas passíveis de serem resolvidos através de abordagens interdisciplinares, como é o caso daqueles que a humanidade enfrenta atualmente.

Será, assim, criado um espaço de educação não formal, baseado no modelo de ambiente educativo ativo e inovador, a funcionar em local devidamente identificado pela comunidade, onde a aprendizagem das ciências e tecnologias possa ocorrer de forma sustentada, mas adaptada à faixa etária do público-alvo que se pretende atender. Este espaço, pretende também ser o “motor” da inovação curricular na escola e no agrupamento, na medida em que irá gerar dinâmicas e sinergias potenciadoras de abordagens interdisciplinares, com enfoque STE(A)M, desafiando docentes e alunos a dinamizar outros projetos que não fiquem circunscritos aos muros da sala do clube.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II vê assim reforçada a sua posição enquanto escola promotora de literacia científica, não só dos seus alunos, mas também da comunidade onde se insere, com a integração de dois clubes na Rede Nacional de Clubes Ciência Viva.

Foram apresentados, na I Conferência Nacional Educação STEM, que decorreu a 17 de julho, os resultados do trabalho dinamizado em Física e Química, com os alunos da turma 9º A do Agrupamento de Escolas D. Maria II, no âmbito da participação no projeto GoSTEM. Esta conferência foi organizada pelo Instituto Superior Técnico, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O Projeto GoSTEM tem como principal enfoque o estudo da influência da implementação de abordagens STEM no interesse e motivação dos alunos. A abordagem STEM integra objetivos de aprendizagem, conteúdos e práticas de três das áreas de Física, Engenharia, Tecnologia e Matemática.

Neste caso concreto, adotou-se uma abordagem de Engenharia Reversa para abordagem da eletricidade, na qual os alunos tiverem de partir da compreensão do funcionamento de um circuito oculto numa caixa mistério e também da reciclagem e reutilização de componentes elétricos de equipamentos velhos. A abordagem permitiu a criação de um ambiente de aprendizagem onde os alunos têm oportunidade de questionar e aprender de forma empírica com atividades hands-on para descobrir novos conceitos e desenvolver novos conhecimentos. Os alunos foram desafiados a planear e desenvolver atividades práticas para aprender sobre práticas de engenharia e aprofundar conteúdos das disciplinas STEM.

Os resultados mostram que os alunos participaram ativamente nas várias tarefas propostas, em particular, naquelas que implicaram maior componente de desafio. Sentiram-se intelectualmente estimulados com as tarefas que envolveram verdadeira colaboração, criatividade e necessidade de resolver problemas.

Os alunos do 9º A desenvolveram um projeto construção de brinquedos elétricos com base em componentes retirados de brinquedos ou eletrodomésticos que já não tinham uso. Esta tarefa fazia parte das atividades propostas no âmbito do Projeto GoSTEM, no qual o Agrupamento de Escolas D. Maria II - Vila Nova de Famalicão tem estado envolvido. 

 

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: