COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a 17 de outubro, os alunos do 1º ciclo da EB Conde de Arnoso colocaram em destaque um alimento fundamental - o pão - realizando diversas atividades, nomeadamente: uma oficina de fabrico, a entoação de uma canção alusiva ao pão, a animação de melodias diversas com gestos e a ilustração do Ciclo do Pão.

A oficina do pão foi orientada pela Senhora Amélia, avó e tia de alunas do 1º ciclo que, junto do forno a aquecer, explicou como obteve a massa para cozer, de seguida, várias broas. Amassou previamente, na masseira, uma mistura de farinha de milho, de centeio e de trigo com água morna e fermento, que deixou a levedar.

Pronta a massa, a Senhora Amélia começou a fazer, diante dos alunos, pequenas broas, que foi metendo no forno, em várias séries.

Enquanto os alunos esperavam, cantaram a canção “Na caixa do pão”, acompanhando a melodia com gestos. Depois de aprenderem e ensaiarem a letra e a música, formaram dois coros e foram cantando em cânone, sendo um grupo orientado pelo professor Bráulio e o outro pela professora Isabel. Seguiram-se outras canções e animações, para entretenimento de todos.

Quando a Senhora Amélia concluiu a cozedura de todas as broas, os alunos aproximaram-se, ordenadamente, da mesa e receberam uma pequena broa, com a qual se deliciaram.

E foi deste modo que a escola assinalou o Dia Mundial da Alimentação, procurando envolver a comunidade local na construção de uma relação positiva de harmonia, de respeito, que se reveste de grande importância para o alcance de um objetivo essencial: o desenvolvimento integral de cada aluno.