No passado dia 29 de setembro, os alunos do Clube Europeu da AE D Maria II dinamizaram o Peddy-Paper, VOLTA À EUROPA EM FERROVIA – Vila Nova Famalicão a Helsínquia. Este evento, realizado ao ar livre, cumprindo as normas de segurança ainda exigidas, insere-se no âmbito das atividades realizadas pelo Clube Europeu do Agrupamento e incluído na temática do concurso dos Clubes Europeus 2020-2021: “Pacto Ecológico Europeu - O Transporte Ferroviário promove a mobilidade sustentável”.

O Peddy-Paper simulou uma viagem de comboio entre a cidade de V N de Famalicão e a capital da Finlândia, Helsínquia, com paragens obrigatórias em várias cidades europeias, Porto, Paris, Bruxelas, Berlim, Varsóvia, Vilnius e Riga. Em cada paragem houve questões obrigatórias a responder por cada equipa sobre essas cidades, as suas estações ferroviárias, os seus monumentos, o comboio e a mobilidade sustentável. Em caso de dúvida, as equipas podiam, através da leitura de um QR Code, consultar a documentação de apoio sobre a cidade em causa. Inscreveram-se dez equipas dos 2º e 3º ciclos, compostas por três elementos cada, que responderam ao quizz, munidas de telemóvel com ligação à internet em, obrigatoriamente, 60 minutos.

A atividade, embora fosse uma competição, decorreu num clima afável, de grande entreajuda e cooperação entre os elementos das equipas, não se perdendo de vista  o objetivo de chamar a atenção para a importância do transporte ferroviário enquanto promotor da sustentabilidade e do espírito de cidadania europeia.

Os interessados deverão preencher (dentro do prazo estipulado) o Formulário de Candidatura enviado pela equipa coordenadora onde, entre outras informações pessoais, elaboram pequenos textos onde descrevem a sua motivação para a participação no respetivo projeto e o alinhamento com o Plano Erasmus do Agrupamento (enviado em Anexo e publicitado na página do Agrupamento.

Cada candidato deverá indicar, por ordem de preferência, a(s) tipologia(s) de atividades de mobilidade a que se candidata. Se apenas de desejar concorre a um tipo de mobilidade não precisa de indicar mais nenhuma.

Critérios de Seleção

  1. Vontade e Compromisso:
    1. Demonstrar vontade em participar.
    2. Mostrar um forte compromisso com a disseminação de conhecimento e esforço em ações de desenvolvimento profissional junto dos colegas.
    3. Demonstrar a existência de contactos pré-estabelecidos com escolas europeias acreditadas para atividades de Job-Shadowing ou para grupos de alunos e também ideias/proposta de Learning Agreement para a mobilidade desejada.

2.Capacidades de Comunicação e Experiência:

  1. Capacidade de comunicação inferida pela experiência demonstrada no percurso formativo ou em projetos anteriores.
  2. Iniciativa em Projetos:
  3. Comprovada capacidade de iniciativa ao nível do desenvolvimento de projetos no agrupamento.
  4. Domínio da Língua Inglesa:
  5. O domínio da língua inglesa não será um fator de exclusão, embora, no caso dos cursos, seja necessário demonstrar um nível mínimo de proficiência na língua dos mesmos.

Os elementos/descritores a analisar nas candidaturas, terão em conta as seguintes dimensões e respetiva ponderação:

Dimensão A (30%): Adequação do perfil do candidato à temática do projeto de acreditação e/ou tipologia de mobilidade a que se candidata.

  1. Vínculo ao agrupamento.
  2. Papel desempenhado no agrupamento (i.e., nível de ensino lecionado; lideranças intermédias; equipas em que está envolvido; educação inclusiva; SPO, outros).
  3. Nunca ter participado em atividades de mobilidade para fins de aprendizagem (anterior Ação Chave 1).
  4. Formação do candidato (i.e., área de formação, formação graduada e pós-graduada, qualidade e diversidade de formação contínua frequentada nos últimos anos).
  5. Experiência prévia de participação de projetos nacionais e internacionais para alunos e professores (em particular projetos eTwinning).
  6. Nível mínimo de conhecimento da língua inglesa.

Notas:

  1. Na análise desta dimensão os docentes do pré-escolar e os elementos dos Serviços de Psicologia e orientação, por nunca terem tido a oportunidade de se candidatar a projetos anteriores, têm prioridade sobre os demais candidatos.
  2. Em caso de igualdade de circunstâncias será dada prioridade aos docentes do quadro do agrupamento.

Dimensão B (40%): Demonstração da adequação e motivação do candidato.

  1. Explicitação da motivação para participar no projeto em todas as suas fases, especialmente na sua disseminação.
  2. Os objetivos delineados pelo candidato estão em linha com os definidos no Plano Erasmus do agrupamento (ver documento em Anexo).
  3. Demonstração da existência de contactos prévios com Escolas Europeias (no caso de pretender Job-Shadowing e/ou Mobilidades para Grupos de alunos).
  4. Esboço de projeto de Learning Agreement (para Job-Shadowing) ou Learning Program for Group Activities (para Mobilidade de grupos de alunos), onde explicita os objetivos da mobilidade a que se candidata (com ou sem contactos prévios com escolas parceiras europeias).

Dimensão C (30%): Plano de disseminação apresentado e capacidade de execução do mesmo.

  1. Boas capacidades de comunicação e experiência de divulgação de projetos do agrupamento.
    2. Produção de novas ferramentas/metodologias.
    3. Aplicação em sala de aula.
    4. Eventos que possibilitem a partilha entre pares.
    5. Apresentação à comunidade escolar.
    6. Formação (ACD, Curso de formação, outro…).
    7. Implementação de futuros projetos internacionais (eTwinning, Ação- Chave 2 – KA220 ou KA210, outros).

 

Vila Nova de Famalicão, 18/09/2023

A Equipa de Internacionalização

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Nos dias 16 a 18 de novembro, no âmbito da estratégia de internacionalização em curso no Agrupamento de Escolas D. Maria e no sentido do reforço da colaboração à escala europeia, recebemos a visita das professoras Verónica Martin e Eva Sotto, da Escola Rubén Dário, Barcelona, para atividades de JobShadowing. Nesta visita para fins de aprendizagem e partilha de aprendizagens profissionais, as professoras contactaram com docentes do 1º e 2º ciclos de algumas escolas do agrupamento: Centro Escolar Louro-Mouquim-Lemenhe, Escola D. Maria II, Escola de Vale S. Cosme e Escola Conde de Arnoso. Durante a sua estadia entre nós, as professoras dinamizaram um Workshop sobre Trabalho Cooperativo e Avaliação, onde exemplificaram, de forma muito prática, algumas técnicas para envolvimento dos alunos no processo de avaliação, estratégias para emissão de feedback e avaliação de pares. Foi um momento de partilha muito interessante e, sobretudo, muito esclarecedor, sobre o modo como a avaliação pedagógica pode ser integrada nas práticas quotidinanas de sala de aula e no processo de ensino e aprendizagem. 

Nos dias 27 e 29 de setembro, o Agrupamento de Escolas D. Maria II recebeu, no âmbito da mobilidade Erasmus+ KA103, um grupo de professores e técnicos da cidade de Lyon–França, com o objetivo de conhecer o sistema educativo português, o decreto-lei 54/2018 de 6 de julho e a forma como se operacionalizam as medidas de suporte à aprendizagem e inclusão no nosso país.

Tiveram a oportunidade de articular e conhecer as atribuições, competências e modo de funcionamento da EMAEI, do serviço de psicologia e orientação, do departamento de educação especial e do centro de recursos “Famalicão inclusivo”. Puderam experienciar situações de imersão no centro de apoio à aprendizagem, bem como estabelecer contacto direto com docentes de turma, percebendo, na prática, a forma como se operacionaliza a educação inclusiva neste agrupamento de escolas.

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PROVAS

 


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