No final de mais um ano letivo repleto de ação ao nível do Clube do Desporto Escolar, com 12 Grupos-Equipa em atividade/competição e a participação do Agrupamento em 2 projetos complementares – Corta-Mato Escolar e Mega Sprinter, é com enorme orgulho que o Agrupamento de Escolas D. Maria II comunica o seu honroso 3.º lugar no ranking criado pela CLDE de Braga, num universo de 80 agrupamentos de escolas. Nele está espelhado o resultado de todo o trabalho que este ano letivo foi realizado no âmbito do Desporto Escolar, por alunos e professores.
Um enorme agradecimento a todos os alunos/atletas que, pelo seu grande envolvimento, empenho, entusiasmo e garra que os caracteriza, demonstrados em todas as fases do Projeto do Desporto Escolar (Local, Regional e Nacional), nos deixaram orgulhosos e elevaram o nome do Agrupamento de Escolas D. Maria II de V. N. de Famalicão.
Um obrigado a todos os professores que orientaram e acompanharam estes alunos ao longo do ano, pois foi com o seu trabalho, envolvimento e resiliência que os alunos foram conduzidos a tão honrosos resultados. E não nos podemos esquecer de todos os alunos que, não sendo atletas e/ou árbitros, colaboraram na organização das atividades/competições para que estas fossem bem-sucedidas, assim como o trabalho desenvolvido pelas assistentes operacionais envolvidas.
Uma palavra, ainda, para os pais e encarregados de educação que acompanharam e incentivaram os seus educandos neste percurso e que, por vezes, viram o seu fim de semana condicionado para que estes pudessem participar nas atividades.
PARABÉNS AOS ALUNOS E UM MUITO OBRIGADO A TODOS!!!
𝕆𝕤 𝕄𝕚ú𝕕𝕠𝕤 𝕒 𝕍𝕠𝕥𝕠𝕤 estão de volta! Trata-se da sétima edição desta iniciativa, organizada pela ℝ𝕖𝕕𝕖 𝕕𝕖 𝔹𝕚𝕓𝕝𝕚𝕠𝕥𝕖𝕔𝕒𝕤 𝔼𝕤𝕔𝕠𝕝𝕒𝕣𝕖𝕤 e pela 𝕍𝕀𝕊Ã𝕆 𝕁ú𝕟𝕚𝕠𝕣, que visa promover o desenvolvimento de 𝕔𝕠𝕞𝕡𝕖𝕥ê𝕟𝕔𝕚𝕒𝕤 𝕕𝕖 𝕝𝕖𝕚𝕥𝕦𝕣𝕒 e de 𝕔𝕚𝕕𝕒𝕕𝕒𝕟𝕚𝕒 𝕒𝕥𝕚𝕧𝕒, num projeto que permite perceber aos alunos para que serve e como se organiza um processo eleitoral. Caros 𝕒𝕝𝕦𝕟𝕠𝕤 𝕕𝕠 𝟚.º 𝕔𝕚𝕔𝕝𝕠, no dia 7 de março, votem para ajudar a eleger os livros mais fixes!
Natália Paiva
A Arte urbana é uma forma de sensibilizar para a preservação e valorização dos ecossistemas e também conservar o espaço público dentro do recinto escolar.
A pintura feita num muro da Escola Conde de Arnoso, com tinta acrílica, foi utilizada como forma de promover a defesa de um conjunto de elementos que compõem o ecossistema escolhido - a polinização das abelhas. Para isso, no Clube de Artes, orientado pela Professora de Educação Visual, Margarida Marques, em articulação o projeto Eco-Escolas, foi abordada a importância da sustentabilidade, bem como da biodiversidade do nosso planeta.
Após a escolha do ecossistema a ilustrar, partiu-se para a elaboração/desenho do projeto. De seguida, e feita a limpeza do muro, foi dada a tinta base (primário). Depois, passada a imagem no muro e, finalmente, preparadas as tintas, rolos, trinchas e pincéis. E…mãos à obra!
A dinamização desta atividade possibilitou aos vinte alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) a participação num projeto multidisciplinar, que lhes permitiu transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação do mundo, organizar o espaço e os materiais e trabalhar em equipa.
Clube das Artes e Projeto Eco-Escolas