Tendo em vista a preparação da próxima atividade em mobilidade a realizar em março em Sevilha, os parceiros do projeto "Culture and Nature Based Solutions for Water Management" reuniram no dia 20 de dezembro.

Nesta pequena, mas importante, reunião de monitorização, foram, ainda, tema de conversa a necessidade de acordo entre todos os parceiros sobre a extensão do porjeto por mais um ano letivo e a necessidade de atualização de Mobility Tool. 

Na semana de 8 a 12 de novembro, o Agrupamento de Escolas D. Maria II, na qualidade de escola coordenadora, recebeu alunos e professores de escolas de Itália e Espanha, parceiros do Projeto Eramus+ KA2, “Culture and Nature-Based Solutions for Water Management”.                         

Durante esta semana tiveram lugar vários eventos organizados pela Escola D. Maria II, dos quais se destacam o seminário de capacitação de professores e alunos na temática do projeto, a Visita ao Parque da Devesa e a Saída de Campo ao Rio Este, para observar, in loco, a implementação de soluções baseadas na natureza para melhoria da gestão da água dos rios. Estas atividades, fundamentais para ajudar os parceiros a integrar este tópico das Nature-Based Sulutions (Soluções Baseadas na Natureza), de grande potencial na promoção de projetos em contexto educativo, decorreram com a colaboração e apoio técnico da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

A escolha desta temática, por parte do Agrupamento de Escolas D. Maria II, surge da experiência decorrente do envolvimento prévio em dois projetos da Comissão Europeia, cujo objetivo é incentivar a integração da temática das Nature-Based Solutions no currículo das escolas europeias, mobilizando para tal, vários professores que contribuíram para a publicação de vários materiais pedagógicos, já disponíveis no repositório Scientix. As “Nature-Based Sulutions”, segundo definição proposta pela Comissão Europeia, podem ser definidas como “soluções inspiradas e apoiadas pela natureza, que são económicas, fornecem simultaneamente benefícios ambientais, sociais e económicos e ajudam a construir resiliência. Essas soluções trazem os mais diversificados recursos e processos naturais para as cidades, paisagens e zonas ribeirinhas, por meio de intervenções sistémicas e com eficiência de recursos, adaptadas localmente”.

No entendimento dos parceiros deste projeto, a resolução de problemas ambientais, para além de poder tirar partido das soluções apresentadas pela própria natureza, não pode descurar a identidade cultural local, daí a proposta da temática inovadora deste projeto e a escolha de parceiros que partilham da mesma matriz cultural mediterrânica.

No 4º dia de atividades os alunos tiveram de realizar um trabalho colaborativo, em grupos formados por alunos das três escolas parceiras (Mixed Work Groups) através de ferramentas colaborativas. Os alunos de Portugal trabalharam com os alunos de Espanha e de Itália em grupos mistos, tanto em presença física na Biblioteca do AE D. Maria II, como a distância com os colegas que não tiveram oportunidade de viajar até Famalicão. Do trabalho colaborativo resultaram quatro apresentações dedicadas à identificação e proposta de soluções baseadas na natureza para resolver problemas relacionados com a preservação dos Rios, em particular o Rio Este que foi visitado no dia anterior, com o apoio técnico da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. 

O resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos de cada grupo misto foi compilado em formato eBook. 

 

 

 

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No quarto dia da mobilidade a Portugal, teve lugar a sessão de trabalho em grupos mistos, através de estratégias de trabalho colaborativo a distância. No final os alunos apresentaram as suas propostas de Soluções Baseadas na Nauteza (Nature-Based Solutions) para solucionar problemas relacionados com a gestão da água dos rios. 

No final do dia houve lugar à entrega dos certificados de participação.

Esta foi uma semana plena de atividades, de colaboração e de aprendizagem, tanto no que respeita à temática central do projeto, como ao nível das capacidades e competências de comunicação em língua estrangeira, uso de ferramentas digitais e de resolução de problemas. Além disso, os alunos do AE D. Maria II tiveram a sua primeira experiência de internacionalização, em formato real, uma vez que até aqui apenas tiveram oportunidade de colaborar através do eTwinning. 

 

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: